Aline Costa
Gazeta Digital
Muitos casais apaixonados pelo mundo se preparam para celebrar com seus pares mais um Dia de São Valentim, conhecido como o Dia dos Namorados e comemorado em 14 de fevereiro. O Martirológio Romano registra a existência de dois São Valentim 's, porém, em nada eles tinham relação com os casais e a suposição é de que ele foi "adotado" pelos românticos após a publicação de um poema na Inglaterra.
No Brasil, a comemoração em fevereiro não foi acolhida pela população, e em 1948, um novo dia foi inventado pelo publicitário João Dória que precisava encontrar uma forma de movimentar o comércio em São Paulo na época de junho. Assim, o dia 12 ficou determinado como Dia dos Namorados no Brasil.
O Martirológio Romano, livro que cataloga os mártires da igreja, retrata dois Valentim' s diferentes relacionados ao dia 14 de fevereiro. O primeiro deles nasceu no dia 14 de fevereiro, em Roma, e foi presbítero e mártir, assassinado após realizar curas. Sobre o segundo, documento explica que foi morto por perseguição política após realizar milagres.
“No dia 14 de fevereiro, em Terni, o ditoso São Valentim, após ter sido longamente flagelado, foi preso; não podendo vencer a sua resistência, no meio da noite, foi secretamente arrastado para fora da prisão e degolado pelo Prefeito de Roma, Plácido”, afirma trecho.
De acordo com o Vaticano News, espaço oficial de informações sobre a Igreja Católica e Apostólica Romana, a forma como os dois santos foram transformados em padroeiro dos apaixonados não ficou totalmente certa, já que ambos são santidades considerando seus milagres de cura.
A suposição mais aceita sobre considerá-los como padroeiro dos enamorados vem da junção entre a data e o amor, presente em trecho de um poema do inglês Geoffrey Chaucer, que afirmava que, no Dia de São Valentim, os passarinhos “começam a dançar no ritmo do amor”.
Apesar disso, não são todos os países que “adotaram” São Valentim como data dos casais. Estados Unidos, França e Inglaterra são exemplos em que presentes são trocados, já na Grécia ele é apenas um mártir cristão. Enquanto isso, na Eslovênia ele é o padroeiro dos criadores de abelhas.
No Brasil
O Dia dos Namorados foi uma estratégia publicitária criada em 1948 pelo jornalista e publicitário, João Dória. A data é comemorada um dia antes do dia de Santo Antônio (13 de junho). Apesar de coincidir com o santo casamenteiro, a data não foi criada pensando no sentido religioso e sim no financeiro.
De acordo com o filho do político, João Dória Júnior, a data foi utilizada para movimentar o comércio varejista em São Paulo no período, pois no mês não existem outras datas comemorativas que incentivarem as pessoas a comprar ou distribuir presentes umas às outras. Dessa forma, anunciando-se o Dia dos Namorados, o comércio tem uma data para se preparar para as vendas. A campanha se iniciou com o slogan: “não é só de beijos que vive o amor”.
“A data se tornou um grande sucesso e depois em todo Brasil e hoje é uma das 3 datas mais importantes do comércio no país” afirmou o filho do publicitário em um vídeo divulgado em seu Instagram.
Apesar da data não ser considerada em fevereiro no Brasil, alguns comércios na capital mato-grossense já anunciaram promoções itens para os apaixonados que querem aproveitar para celebrar o amor com antecedência.