RD News
Mesmo inelegível até 2030, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), detém imenso poderio eleitoral em Mato Grosso, conforme aponta pesquisa da Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, divulgada nessa quarta-feira (23). Os dados indicam Bolsonaro com ampla vantagem no estado sobre o atual presidente, Lula (PT), em caso de disputa nas eleições presidências de 2026.
O liberal ainda pode recorrer à Justiça Eleitoral e concorrer sub judice. Contudo, também pode compartilhar seu espólio eleitoral com a esposa, Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principais aliados do ex-mandatário. O levantamento ainda aponta outros nomes no balão de ensaio, como os governadores de Goiás, Paraná e Minas Gerais, Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo), respectivamente.
Primeiro turno
No primeiro turno, o "Clã Bolsonaro" consolida maioria esmagadora nos seis cenários traçados pela pesquisa.
A reportagem do RD News destacou três deles. No primeiro cenário, Bolsonaro abre mais 30 pontos percentuais sobre Lula, assim como no segundo cenário, em que a ex-primeira-dama também desbanca o petista. O terceiro cenário, embora traga Tarcísio à frente do petista, mostra a possibilidade de empate técnico com o atual presidente.
Quando os entrevistados foram perguntados em quem votariam se a eleição fosse hoje, na modalidade espontânea (quadro ao lado), Bolsonaro é apontado por 35,8% dos mato-grossenses, percentual que representa mais que o dobro recebido por Lula, que figura com 15,2%.
Em terceiro lugar surge Tarcísio, com 4,7%, enquanto outros oito candidatos não variam entre 3,6% e 0,1%. Brancos, nulos e indecisos são 37,4%.
Segundo turno
No segundo turno, a pesquisa traçou cinco cenários do Clã Bolsonaro contra Lula, que não venceu em nenhum deles.
A reportagem destaca três dos cenários levantados: no primeiro, em uma disputa entre Lula e Bolsonaro, o liberal atinge 64,5% das intenções de voto em Mato Grosso, enquanto Lula assegura apenas 27%. O petista ainda perderia para Michelle, Caiado, Ratinho e Tarcísio, segundo a pesquisa.
Rejeição
No que se refere à rejeição do eleitorado mato-grossense, Lula assume a dianteira com mais de 65%, enquanto Bolsonaro tem 27,8%.
O atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), tem 22,3% de rejeição, seguido de perto por Michelle Bolsonaro, com 19%.
Os governadores Ratinho, Zema, Caiado e Tarcísio, variam nas intenções de voto, entre 11,5% e 9,4%. Aqueles que não responderam, rejeitam todos os nomes ou não rejeitam ninguém somam 6%.
Pesquisa
A Futura Inteligência, empresa de pesquisa da Apex Partners, entrevistou 800 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 3 e 9 de abril deste ano, tanto em Cuiabá quanto no interior do estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI
Miguel 25/04/2025
Pior q é verdade pq sonho do agro é acabar 13⁰ ferias,fgts e seguro desemprego e a política dele é essa.queria que ele voltasse pra trabalhador chorar mais tarde.
1 comentários