Gabriel Rodrigues e Jacques Gosch
Do RD News
O presidente Lula (PT) deve retornar a Mato Grosso no dia 16 de maio para participar do lançamento do programa Solo Vivo, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá). A agenda do presidente foi informada pela assessoria do Ministério da Agricultura.
O projeto é considerado um dos maiores programas para recuperação de solo, em parceria com o Mapa, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), desenvolvido em 10 assentamentos.
A iniciativa vai realizar o estudo e diagnóstico para a correção do solo, entrega de maquinário e assistência técnica para aumento da produtividade de alimentos nas localidades.
Ainda conforme informações do Ministério da Agricultura, serão investidos R$ 42,8 milhões no projeto em desenvolvimento nos municípios de Alto Araguaia, Campo Verde, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
Está será a segunda agenda de Lula em Mato Grosso em um prazo de menos de 45 dias. No início de abril, Lula visitou o cacique Raoni, na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, em São José do Xingu (a 957 km de Cuiabá), onde valorizou e reforçou o compromisso com o interesse dos indígenas.