Marcia Marafon/Assessoria-TJMT
A 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão – Rota das Águas terminou nesta terça-feira (15 de abril), em Salto do Céu (293 km de Cuiabá), após percorrer mais de mil quilômetros e atender quatro cidades do oeste de Mato Grosso. A caravana, composta por dezenas de veículos e o trabalho de centenas de pessoas, iniciou sua jornada em 07 de abril, passando por Porto Espiridião, Jauru e Reserva do Cabaçal antes de finalizar os atendimentos em Salto do Céu.
“Missão cumprida! Terminamos em Salto do Céu uma expedição de dez dias com a sensação de dever cumprido. Nosso trabalho mostra que o Poder Judiciário, por meio da presidência do Tribunal de Justiça, com o desembargador José Zuquim, tem compromisso firmado com a Justiça perto do seu jurisdicionado, para preservar a cidadania de cada um. Mostra ações efetivamente sendo realizadas e concluídas, resultados imediatos sendo verificados, sentenças sendo proferidas. Um Judiciário resolutivo em todas as demandas, tanto que a população reconhece e agradece”, concluiu o coordenador do Projeto e da Justiça Comunitária do TJMT.
A parceria entre a Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso, Defensoria Pública Estadual e prefeituras é fundamental para garantir a estrutura necessária para os atendimentos. A logística envolve o transporte de equipamentos, materiais e profissionais para as localidades, além da organização dos espaços de atendimento.
A defensora pública estadual, Maria Luziane Castro, afirmou estar “extremamente feliz” com os resultados da edição, pelo abraçar de todos os parceiros que, junto com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, realizam há 18 anos o projeto.
“Foram muitas pessoas atendidas nas quatro cidades. Costumo dizer que o projeto Ribeirinho Cidadão faz o nosso coração ficar quentinho, porque com as parcerias de várias instituições e órgãos, conseguimos em um único dia e local resolver o problema de uma pessoa que poderia levar meses, em algumas situações até anos, se depender de um processo judicial”, afirmou a defensora.
Fotos: Alair Ribeiro

Rapidez na resolução de problemas complexos
Um dos maiores trunfos do Ribeirinho Cidadão é resolver questões burocráticas, que poderiam demorar meses ou anos, se usados os processos judiciais tradicionais. O projeto beneficia um número considerável de pessoas em diferentes localidades, pela agilidade na resolução de problemas complexos e pela efetividade das parcerias estabelecidas.
O prefeito de Salto do Céu, professor Mauto Espíndola, considera de extrema importância a realização do projeto na cidade porque a estrutura municipal não comporta a demanda. Ele disse que convidou e orientou a população a participar, usufruindo dos serviços prestados pelos parceiros e pelo próprio TJMT.
“Esse trabalho é muito significativo para o município, para atender demandas que não conseguimos atender de imediato, como o projeto faz. Aqui conseguimos fazer somente duas ou três carteiras de identidade por dia e nós temos uma população de quatro mil habitantes. Muita gente precisa renovar, fazer nova, então o projeto veio ao encontro do que precisamos e a parceria para o ano que vem será renovada”, disse o prefeito.
Parcerias de sucesso
Um dos parceiros é o Exército Brasileiro, presente em todas as edições, disponibilizando serviços médicos e odontológicos. Nesta edição, militares do Comando de Fronteira Jauru, 66º Batalhão de Infantaria Motorizada, sediado em Cáceres, acompanharam a expedição com atendimento médico e orientação odontológica, além de muita música com a banda musical, regida pelo tenente Joel Alves da Silva.
Para ele, o projeto é muito enriquecedor por conta da proximidade com os cidadãos que têm necessidades sociais e que consegue resolver.
“A gente participa diretamente porque, quando começamos a tocar, vemos um sorriso no rosto de cada um, entendemos que eles estão conseguindo muito mais do que o que vieram buscar aqui. Trazemos a nossa música e o lema do Exército, que é “Braço forte, mão amiga”. A mão amiga está com nossa dentista e médica no atendimento e nós fazemos uma parte recreativa para a população, para ter um pouco mais de calma enquanto aguarda atendimento”, explicou o militar.
A médica do Exército é tenente Camila Britto, que ocupa a função há um ano. Foi sua primeira participação no projeto e explicou que problemas mais simples são resolvidos na mesma hora, mas problemas que demandam exames e acompanhamento médico são encaminhados para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
“A demanda pelo atendimento médico é alta, então se vê a importância de projetos como o Ribeirinho Cidadão. Existem pacientes que chegam com demandas acumuladas de muito tempo, que vêm com o sintoma, que não foram atrás ou que não tiveram acesso médico, então é um pouquinho mais complicado da gente resolver. Se o paciente chega com dor, fazemos a medicação no local. Mas só de orientar o paciente e encaminhá-lo para a especialidade certa ou para o local certo para o tratamento, já ficamos mais tranquilos e os pacientes também”, afirmou a tenente, acrescentando que achou a experiência muito boa e enriquecedora.
Pela segunda vez, a tenente dentista Taíz Moraes participa do Ribeirinho Cidadão. Além das orientações básicas de escovação e sobre doenças recorrentes à saúde bucal, ela faz avaliação e diagnóstico da saúde bucal, como câncer de boca e doença periodontal (das gengivas), que pode desencadear doença cardiovascular, a endocardite bacteriana.
“O projeto é importante porque leva orientação e sabemos que com prevenção podemos intervir na causa”, disse a dentista.
Carreta da Oftalmologia
Vários serviços são campeões de demanda. As consultas oftalmológicas na Carreta da Oftalmologia da Justiça Comunitária são um deles. A carreta é composta por dois consultórios completos. Em Salto do Céu, a prefeitura disponibilizou dois oftalmologistas, por meio do Consórcio de Saúde dos municípios do oeste de Mato Grosso, para realizar 120 atendimentos durante o dia. O prefeito de Salto do Céu é o presidente do Consórcio de Saúde das prefeituras do oeste de Mato Grosso.
Beleza em dia
Uma das salas mais procuradas do projeto é a do Instituto Galvan, parceiro do Ribeirinho Cidadão há oito anos. Cortes de cabelo, sobrancelha de henna, tranças e depilação facial são alguns dos serviços disponíveis. A primeira-dama saltense aproveitou para cortar os cabelos e tirar a sobrancelha. Ela também colocou as vacinas em dia, no caminhão “Imuniza Mais MT” da Secretaria de Saúde de Mato Grosso.
Presentes para os presentes
Nas quatro cidades, os participantes receberam de presente roupas e chinelos novos, resultado de apreensões da Receita Federal, que são doados para instituições e projetos sociais. Além disso, foram distribuídas 400 cestas básicas, doadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc) e Aprosoja; cobertores e absorventes femininos.
Alair Ribeiro

Juiz de Diireito Antônio Bezerra um dos coordenadores do Projeto Ribeirnho Cidadão
Parcerias
A realização do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas conta com a parceria de diversos órgãos e entidades. Além do Poder Judiciário, por meio da Justiça Comunitária, Corregedoria Geral, CemulherMT, Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), Verde Novo e do Juizado Volante Ambiental (Juvam); e Defensoria Pública, participaram da 18ª edição do Ribeirinho Cidadão, Ministério Público de Mato Grosso, Polícia Civil, Detran-MT, Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania, a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Estado de Educação, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Galvan, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica), Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Grupo Especial da Fronteira (Gefron-PMMT), Exército Brasileiro, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Receita Federal e Marinha do Brasil.