Querência representará o Estado de Mato Grosso ao sediar de 19 a 23 de julho de 2017, o Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), em 2017. O município foi escolhido por unanimidade no Congresso Estadual de Centro de Tradições Gaúcha (CTG) realizado em data recente em Sapezal.
Para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso (MTG), Roberto Basso, é uma honra ter um CTG de Mato Grosso sediando o maior evento da tradição gaúcha do país.
O presidente da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), João Ermelindo de Melo, acompanhou as atividades desenvolvidas no Congresso de Sapezal. “É importante o que está acontece em Mato Grosso com a disseminação da cultura gaúcha”. A CBTG é formada por dez federações.
O presidente da Câmara de Vereadores de Querência, Telmo Brito, salientou que seu município foi desde o início um forte concorrente no encontro de Sapezal. “Recentemente tivemos o privilégio de sediar a 18ª etapa do Femart evento de nível estadual realizado na cidade. Agora vamos sediar uma edição a nível nacional, a décima quarta Fenart”, disse.
Para esta etapa da Fenart em Querência estão previstos jogos e rodeio crioulo de campeões. “Esse evento só se tornará possível com a união entre os poderes do município e lideranças à frente do CTG local”, diz o vereador Telmo.
O prefeito Gilmar Wentz prestigiou o evento juntamente com lideranças políticas e com o patrão do CTG Pousada do Sul de Querência e do presidente do Movimento Tradicional Gaúcho de Mato Grosso, Roberto Basso.