BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 26 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 16:48 - A | A

25 de Abril de 2025, 16h:48 - A | A

GERAL & ECONOMIA / veja vídeo

Univar realiza aula inaugural de mestrado com foco em saúde e meio ambiente

Evento marcou o início do primeiro curso de mestrado ofertado por uma instituição privada no interior do estado

Da Redação
Semana7



O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) realizou, na noite desta quarta-feira (24), a aula inaugural da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ecossistema e Saúde (PPGES). O evento marcou o início do primeiro curso de mestrado ofertado por uma instituição privada no interior de Mato Grosso.

A cerimônia aconteceu no auditório da instituição e reuniu autoridades acadêmicas, como o reitor e mantenedor do Univar, Marcelo Soler, o assessor educacional Maximiliano Damas, além de pró-reitores, coordenadores, professores e os novos mestrandos.

Durante a abertura, o reitor Marcelo Soler destacou a importância histórica do momento para a instituição e para toda a região do Araguaia. “Somos pioneiros mais uma vez. Em 1989, fomos a primeira instituição privada de Barra do Garças. Em 2018, o primeiro Centro Universitário da região. Agora, somos os primeiros a oferecer um mestrado. Isso representa amadurecimento e compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Segundo o assessor educacional Maximiliano Damas, o programa atende às demandas locais e reforça o papel da instituição na produção e aplicação do conhecimento. "EÉ um mestrado que tem toda a vocação relacionada ao que a região precisa e demanda em relação aos seus cursos, aos seus professores. Os próximos também serão nesse sentido, usando a cultura local, a locorregionalidade, as demandas da região, os professores, os estudantes. Para sempre priorizar a região do Araguaia, que é uma região riquíssima do Mato Grosso.

Para Tatiana Melo, coordenadora do PPGES, o curso surgiu em um momento estratégico, considerando os desafios ambientais e de saúde pública enfrentados pela região. “Foi pensado para atender demandas da região, principalmente na área de saúde única e meio ambiente, que aborda a saúde humana, animal e o ecossistema. Sabemos que aqui temos vários problemas relacionados a zoonoses, desmatamentos”, explicou.

O novo mestrando Arthur Albuquerque afirmou se sentir honrado em fazer parte da primeira turma do programa, além de parabenizar a reitoria e o corpo docente da instituição. A coordenadora Mariana Pirani ressaltou que as inscrições para vagas remanescentes seguem abertas até o dia 15 de maio. “Profissionais das áreas da saúde, agrárias, humanas e afins ainda podem se inscrever”, informou.

Veja vídeo:

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

 

Comente esta notícia