Assessoria MuHNA
Assessoria/MuHNA

Na manhã de terça-feira (08) a equipe do Planetário, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Araguaia, realizou exposições e apresentações sobre astronomia e geografia para estudantes do Ensino Fundamental da Escola José Ângelo.
As duas turmas do 6º ano que visitaram as instalações puderam acompanhar uma viagem espacial sobre o sistema solar abordando características e aspectos de cada um dos corpos celestes provenientes do sistema.
Após a visita ao planetário, os estudantes dirigiram-se às instalações do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) e tiveram visita guiada às instalações, exibição de documentário Conhecendo museus e descobertas lúdicas das Sala de Sentidos do museu.
No período da tarde foram os alunos de três turmas do 5º ano da Escola Municipal Helena Esteves de conhecerem o campus e as imediações do Planetário.
O objetivo do planetário é desenvolver projetos e atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, em assuntos ligados à Astronomia, Cartografia e Geociências, além de, divulgar e popularizar os conhecimentos acerca dessas áreas de maneira didática.
Segundo José Arruda, professor de Ciências e Biologia da Escola José Ângelo, a visita dos alunos permite atiçar a curiosidade deles sobre a área científica e fazerem isso de uma maneira inclusiva. “Nos trouxemos os estudantes até a universidade com esse objetivo, de ele conhecer e se familiarizar com o espaço da universidade federal. Para ele entender que aqui ele tem o espaço para se intelectualizar em todas as áreas. Além de, os estudantes compreenderam que eles têm todas as condições de fazerem cursos de forma gratuita e com boas notas no Enade de fácil acesso” comentou o professor.
O professor responsável pelo planetário e docente do curso de Geografia da UFMT-CUA, Prof. Dr. Bruno Zucherato, esteve presente durante toda a apresentação. Zucherato aponta que a maior vantagem do planetário é a aproximação dos conhecimentos da geografia e astronomia da comunidade de maneira geral. “Vejo que tem muito apelo pelo planetário por ser um prédio icônico ao mesmo tempo que cria um mistério sobre o que é trabalho aqui. Então o planetário permite que as pessoas vejam o que é produzido aqui na universidade de maneira lúdica” . complementou.
As visitações ao planetário podem ser realizadas outros dias também. A programação é: Terça-feira 8h30 às 10h30; Quarta-feira 14h30 às 16h30; Quinta-feira 8h30 às 10h30. E para marcações de visitas basta acessar o site e preencher as informações: https://www.ufmt.br/unidade/planetario/pagina/atividades/5512#top_page
Para mais informações sobre os eventos e atividades da 3ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Araguaia, acesse o site: https://www.even3.com.br/snct-araguaia/
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
