Da Assessoria
Oito acadêmicos do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus do Araguaia, participaram de uma ação solidária no Banco de Sangue de Barra do Garças, na tarde desta quarta-feira (23). A atividade, organizada pela Atlética Mutação, teve como objetivo contribuir com os estoques de sangue da unidade e reforçar o compromisso social dos estudantes da instituição.
A ação contou com o apoio direto da reitoria do câmpus, da pró-reitora Paula Carvalho e da vereadora Maria Silvânia, que acompanharam e incentivaram a participação dos discentes. O evento reforça o envolvimento da UFMT com causas filantrópicas e sociais, por meio de ações concretas que aproximam os estudantes da realidade da comunidade local.
A pró-reitora Paula Carvalho enfatizou o impacto humano da atividade. “Minha fala é no sentido dessa ação ultrapassar o ensino na sala de aula, em que o aprendizado vem junto com a sensibilidade de se doar ao próximo. De fazer com que uma pessoa possa se levantar de um leito com esse gesto tão significativo. Além do que, é uma ação contínua com o objetivo de se criar uma cultura permanente de doadores de sangue.”
O coordenador do Projeto de Extensão “Doe Sangue, Doe Vida”, professor Maximilian Brune também comentou sobre a importância da iniciativa para a universidade e a sociedade. “O objetivo é esclarecer e sensibilizar a população e a nossa comunidade para que se tornem doadores de sangue frequentes ou doadores fidelizados. Isso se deve porque, aqui no Brasil, temos um percentual muito baixo de doadores de sangue: para cada mil habitantes, apenas cerca de 1,4% doa sangue. Com esse intuito, buscamos também melhorar os estoques junto ao Banco de Sangue de Barra do Garças.”
Max ainda reforçou a parceria institucional que dá sustentação ao projeto. “Essa é uma ação da universidade, mas que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade Coletora e de Transfusão — o nosso Banco de Sangue. De tempos em tempos, nossos alunos, além de levar esclarecimentos à população, também doam sangue no município.”