Globo Esportes
O Primavera fez história no Campeonato Mato-grossense 2025. O Gigante Roxo eliminou o Mixto na semifinal e chegou pela primeira vez à decisão da competição, em seu segundo ano de participação na Primeira Divisão. Com a classificação, o time de Primavera do Leste garante vagas inéditas na Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e Copa Verde de 2026.
"Sentimento de muito orgulho, uma mistura entre gratidão e surpresa. Obviamente quando a gente desenha e executa um trabalho com a seriedade, respeitando as etapas, sendo profissional, acreditando que o caminho é esse, as coisas tendem a acontecer. Mas, foi muito rápido, três anos de clube e já estamos na final do Mato-grossense contra o Cuiabá, eliminando o Mixto na semifinal, um gigante do estado. Uma mescla de felicidade, gratidão e dever cumprido. Essa final significa muito, mas o fator do Primavera pisar em competições nacionais pela primeira vez é tão incrível quanto", disse ao ge o presidente do Primavera, Bruno Manfio.
Fundado em 2019, o Primavera Atlético Clube ingressou no futebol profissional em 2022, sendo campeão da Segunda Divisão do Mato-grossense em 2023. No ano passado, o clube ficou na sétima colocação na estreia pela elite do estadual. Em 2025, o time já é finalista da competição.
- Para nós é um novo desafio, vamos finalizar a competição e começar a planejar 2026 desde agora. Algo que a gente não sabe fazer, mas vamos aprender testando como acreditamos que se deve fazer futebol. Estamos muito orgulhosos do trabalho, do que construímos até agora, de representar nosso município em uma final do estadual depois de mais de 20 anos. Vamos fazer o possível para segurar essa taça conosco, tirando da mão do Cuiabá depois dessa sequência de títulos. Ano que vamos representar muito bem nosso estado nessas competições - completou o presidente.
Comandado pelo experiente técnico Gelson Conte no Campeonato Mato-grossense, o time do Primavera acumulou quatro vitórias, seis empates e duas derrotas. A equipe marcou 20 gols, tendo o segundo melhor ataque, empatado com o Mixto.
Na decisão, o adversário do Primavera será o Cuiabá, que é atualmente tetracampeão mato-grossense. O primeiro jogo será no estádio Cerradão, com a partida definitiva na Arena Pantanal. As datas e horários dos confrontos serão definidos pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) nesta segunda-feira.