Da Redação
A equipe do programa "Saúde na Escola" promoveu uma série de palestras na manhã desta quarta-feira (23), na creche Laura Vicuña, em Araguaiana. O objetivo da ação é conscientizar pais e responsáveis a respeito de doenças virais nas unidades de ensino.
Durante a programação, a dentista da Estratégia de Saúde da Família Mikaelli Cristina abordou o tema de “saúde bucal”, ressaltando a importância da escovação desde a primeira dentição, e como os alimentos consumidos pelos pequenos influenciam nesse cuidado diário.
Já o enfermeiro sanitarista Domingos Sávio explicou sobre a doença “mão-pé-boca”, que registrou alta no número de casos detectados no município no último mês devido à facilidade de transmissão. A doença, transmitida através do contato com secreções respiratórias, fezes e líquido de bolhas infectadas, atinge principalmente crianças de até cinco anos, podendo também se manifestar em adultos, com menor frequência.
A ação desenvolvida através da Estratégia de Saúde da Família visa conscientizar pais e responsáveis, bem como as servidoras que atuam diariamente no contato direto com as crianças, sobre doenças transmissíveis e os cuidados necessários à saúde da criança ainda na primeira infância.
O diretor em Saúde Araguaiana, Domingos Sávio, também aproveitou o momento para alertar e abordar os aspectos da saúde individual e coletiva nas salas de aula do município. “É importante ter o olhar atento à saúde de cada uma dessas crianças, porque esse cuidado individual também beneficia a comunidade”, disse. (Com Assessoria)