Da Redação
Semana7
Semana7

As 1.436 moradias do Residencial Carvalho I, II e III devem ser concluídas no primeiro semestre do ano que vem, segundo declaração do prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (União), durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (05). Até o momento, 60% das obras do conjunto habitacional estão concluídas. (Veja vídeo no final da matéria)
As casas fazem parte do programa federal de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, criado em 2009 pelo Governo de Lula (PT), com a finalidade de auxiliar na aquisição de casas próprias para famílias de baixa renda.
De acordo com o prefeito, o cronograma das obras está sendo seguido conforme o contrato celebrado com a Caixa Econômica Federal (CEF). "Durante todos os meses a obra avança 5%, então é possível que a obra seja concluída até meados do ano que vem", afirmou o gestor.
Atualmente, cerca de 200 trabalhadores atuam no local e há demanda para mais 100 pessoas, com ou sem experiência, conforme Felipe Alves, engenheiro responsável pelas obras.
"Ainda precisamos de contratações. Hoje tem vaga para pedreiro, eletricista, encanador e servente. Reforçamos também que temos feito o trabalho de capacitação interna. Nós temos 'escolinha', investimos em treinamento e queremos formar pessoa na cidade", explicou Felipe.
Os vereadores Pedro Filho e Wanderli Vilela - Secreta Bike também acompanharam o prefeito durante a vistoria das obras nesta manhã.
A obra
A criação do Residencial Carvalho teve início em 2013, mas sofreu várias interrupções por problemas orçamentários e ambientais, resultando na demora excessiva para a entrega dos imóveis. Ao longo do período de espera, várias intervenções foram feitas por entidades como o Ministério Público Federal, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e um grupo de representantes das famílias cadastradas no programa habitacional.
Após uma década de paralisação, as obras foram destravadas em maio do ano passado depois de cobranças por parte da atual gestão, junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado, o qual concedeu aporte de mais de R$ 11 milhões para a retomada dos serviços de construção.
VIVIAN SILVA ANDRADE 17/07/2024
Queria tanto ganha uma casa sou mãe sola moro 3 ano 5 mens na barra do garça fiquei na receva Deus ajuda eu cosingo e triste viver de aluguel .
Joelia Lisboa da Silva 27/06/2024
Tanta gente que tem condições que ganha essa casa outras que não tem condições não ganha pq tira do que precisa e dar pra que o que tem condições tem casa
Mara Fernanda Alves Barbosa 10/04/2024
Eu sonho com essas casas desde de 2013 quando fui contemplada...com fé em Deus agora tenho certeza que irei ter minha casinha própria...
Bersay Barros de Souza. 08/04/2024
Tenho 61 anos sou Aposentada..É meu companheiro tem 62 anos e ano que vem já se aposenta por tempo de serviço. Moramos em curitiba .pr é nosso sonho ter um casa pra morar ,nós pode ter oportunidade?
JOAO 08/04/2024
Quando a gente vê o prefeito do pontal do Araguaia, a gente vê o tanto que o de Barra do Garças é fraco
5 comentários