Assessoria da Prefeitura
Associação Mato-grossense dos Municípios
Na manhã desta terça-feira (16), alunos do Pré II da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor visitaram a aldeia indígena Mirassol localizada há cerca de 25 quilômetros de Gaúcha do Norte.
Os aluninhos estiveram acompanhados dos seus papais e professores para viver uma experiência diferente e conhecer de perto a cultura e o dia a dia dos indígenas. 20 famílias participaram do projeto.
Segundo a professora da turma, Adenise Alves da Silva, o objetivo da visita era trazer esse conhecimento da cultura para as famílias, promovendo esse relacionamento e essa interação com os povos indígenas. “Foi maravilhoso vivenciar esse dia, foi melhor que imaginava e superou todas as expectativas. Os pais colaboraram bastante, participaram e se esforçaram para estar aqui hoje, muitos deixaram seus trabalhos para participar desse dia com seus filhos”, disse.
Durante a visita, as crianças tiveram todas suas perguntas em relação aos indígenas respondidas pelo representante do cacique. Também visitaram a escola da aldeia, a casa dos indígenas, o rio onde tomam banho, conferiram os artesanatos, as pinturas e aproveitaram para brincar de futebol, cabo de guerra e de pular corda.
Os papais da pequena Alice, Bruno e Jeissy Kalli e a irmã Cecília participaram da visita a aldeia. “É interessante para elas conhecerem uma outra cultura, ver como realmente é a vida dos indígenas, vivenciar isso de perto e sentir um pouco o dia a dia deles. Foi muito bom poder acompanhar e vivenciar isso em família”, disseram os papais.
Samuel e Jéssica são papais da Elena e também estiveram na visita a aldeia. “Foi muito bacana, legal conhecer a cultura deles. Ver o jeito que eles vivem, mais livre, com menos eletrônicos, tomando banho de rio e correndo no pátio, lembra muito de quando a gente era criança”, relataram.
A diretora da escola infantil, Rizélia R. Correa, comentou sobre o projeto. “Ficamos muitos felizes porque conseguimos alcançar o objetivo do projeto que é proporcionar esses momentos prazerosos junto às famílias. Os pais, os filhos, a escola, aqueles momentos de diversão, a gente conseguiu ver ali a participação dos pais nas atividades, nas brincadeiras. Eles realmente tiraram esse tempo, porque se não fosse pela escola ninguém teria tirado esse tempo para fazer esse passeio, eles deixaram o trabalho deles e realmente foram e participaram. Foi muito gratificante”.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
