A Lei de Acesso à Informação (LAI), que por sua vez regulamenta a necessária transparência de qual seja a gestão pública, deixa a desejar em certos setores da administração de Barra do Garças. Com base nesse princípio assim como nas sucessivas críticas de vereadores com relação aos supostos atrasos do pagamento de médicos que atendem à rede de saúde do município, este portal de notícias requereu há cerca de dois meses, (em 10 de fevereiro), informações à Secretaria Municipal de Saúde bem como ao gabinete do prefeito Adilson Gonçalves (União Brasil), que se mantiveram inértes sem comunicação, sobre tais avarias na folha de pagamento.
O documento requerido indagava, portanto, sobre a quantidade de médicos concursados ou contratados pelo município, especificação de valores de recebimento, data de empenho e pagamentos dos últimos seis meses. Neste início de mês, (dia 4), a redação procurou, sem êxito, a Secretaria de Saúde ciente de que receberia esses dados, que são públicos, e não há porque escondê-los.
Sobre esse pedido de esclarecimento naquele mês, a vereadora Bianca Freitas (MDB), cobrou em sua rede social satisfações sobre o atraso de pagamento dos médicos que em sua avaliação já ultrapassava a 90 dias. Enquanto isso, a redação deste portal de notícias espera por esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde sobre esta questão lamentável que precisa ser esclarecida. Afinal, o orçamento dessa pasta para 2025 é de 123 milhões de reais. (Redação)