ESPORTE Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 15:05 - A | A

06 de Maio de 2024, 15h:05 - A | A

ESPORTE /

Eu durmo e acordo pensando nisso, revela atleta de MT que disputará Olimpíadas

Almir dos Santos, de Peixoto de Azevedo, é atleta do salto triplo e competirá em casa no Campeonato Iberoamericano de Atletismo na próxima semana

Geovanna Torquato
RD News



Criado em Peixoto de Azevedo (a 697 km de Cuiabá), o atleta do salto triplo Almir dos Santos Junior esbanja talento em campeonatos Brasil a fora. O mato-grossense já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris e tem se dedicado para obter as melhores marcas, a fim de trazer a medalha olímpica para casa.

“Se eu não falar que a minha maior motivação é uma medalha em Paris, eu estaria mentindo. Eu durmo e acordo pensando nisso [Olimpíadas], tenho trabalhado como nunca. Tenho toda a programação de competições até Paris pronta e, talvez, essa seja minha única competição no Brasil até a Olimpíada. Por isso, eu fiz um esforço para estar aqui, pelo que o Mato Grosso representa para mim”, revela o atleta.

Almir tem 30 anos, mas vem competindo no salto triplo há apenas oito. Desde a transição de modalidade, o atleta despontou entre os melhores do Brasil e está em 14° lugar
no ranking mundial de sua prova.

O mato-grossense não economiza nos títulos. Ele já foi três vezes campeão brasileiro de salto triplo, como também possui as medalhas de prata do jogos Sul americanos e Panamericanos. Após ter feito parte do Time Brasil em Tóquio 2020, o atleta já está garantido em Paris desde julho do ano passado, quando bateu o índice olímpico no Campeonato SulAmericano, em São Paulo.

Atualmente, Almir concentra os treinos em Lisboa, Portugal, como forma de se preparar melhor para os jogos olímpicos. Para ele, o trabalho necessário tem sido feito para ter um bom desempenho.

“Estou bem otimista no trabalho que estamos fazendo. Fiz muitas mudanças para chegar bem preparado em Paris, abdicamos de muita coisa com um objetivo muito claro. Inclusive estou praticamente morando em Portugal há dois anos já visando a preparação para Paris. Com isso, eu tenho evoluído muito e me deixa extremamente confiante”, relata.

Ibero-americano de Atletismo
Após um torneio em Huelva, na Espanha, a próxima parada de Almir será o Campeonato Ibero-americano de Atletismo , a ser realizado em Cuiabá entre sexta (10) e domingo (12). O atleta não
esconde a felicidade de competir em casa, muito menos diante da família.

“Ano passado eu pude saltar pela primeira vez aqui depois de ter saído do Mato Grosso. Foi a primeira vez que meu pai e meus irmãos me viram saltando ao vivo e isso foi incrível! Voltar agora vai ser ainda melhor, porque estou em melhor forma, pronto para fazer um grande resultado, com o “plus” de ter minha família na arquibancada. Tenho certeza de que será incrível”, afirma Almir. Para o Ibero, Almir projeta superar a marca dos 17 m em sua prova, como também não descarta a possibilidade de quebra do recorde da competição – que é de 17,9m.

Ao lado de outros três mato-grossenses, ele relata que a sensação de competir em casa é diferente. Nesta etapa rumo à França, ele faz memória de suas raízes com orgulho.

“O que me motivou, no início, foi não deixar escapar a oportunidade que eu estava tendo de mudar de vida. Eu sou de Peixoto de Azevedo, uma cidadezinha no inteiror e nunca tinha passado pela minha cabeça viver o que vivo hoje. Isso foi possível por meio do esporte. Ele é muito mais do que fazer campeões ou medalhistas, o esporte forma e transforma vidas. E foi através de uma oportunidade que eu estou aqui tentando inspirar mais jovens e isso é muito mais importe pra mim do que todos os títulos que já ganhei”, completa.

A prova do salto triplo, na qual Almir competirá, acontecerá no domingo, às 18h10, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT).

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia